sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) promove o acesso à cultura e o incentivo à formação do hábito da leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência. Desde que foi criado, em 1997, o programa vem se modificando e se adequando à realidade e às necessidades educacionais. Sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem recursos financeiros originários do Orçamento Geral da União e da arrecadação do salário-educação.

O PNBE atende, em anos alternados, à educação infantil e ao primeiro segmento do ensino fundamental e ao segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio. As obras distribuídas incluem textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), obras em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos.



Programa “Salto para o Futuro”- incentivo à leitura na escola

O Programa “Salto para o Futuro” integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). É uma das faixas de programação do canal dirigida especialmente à formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, atendendo também a temas de interesse para a educação infantil. (http://tvbrasil.org.br)
Um tema de grande relevância disserta sobre “Eventos literários e formação do leitor” (Ano XVIII - boletim 16 - Setembro de 2008). Essa temática é importante na medida em que contribui para a conscientização do professor quanto à necessidade de promover uma leitura literária de qualidade para e com seus alunos, principalmente na participação de eventos literários.
O documento é divididos em 5 eixos: A escola e os eventos literários, por Lêda Maria da Fonseca; O professor leitor e formador de leitores por Jonê Carla Baião; O impacto dos eventos literários na comunidade e na escola por Gabriela Gibrail; O encontro do leitor com o autor por Sandra Pina; Incentivando a produção escrita/ Formando novos autores por Anna Claudia Ramos.
Com essas repartições as autoras conseguem ampliar a noção do trato com a leitura literária dentro da comunidade escolar como um todo. Além disso, deixam claro que objetivam “analisar como os eventos literários podem contribuir para a formação de um leitor, e descobrir em que medida tais eventos podem provocar, em alunos e professores, a vontade de embarcar na leitura de um livro”.
E, que esse livro não seja uma literatura descartável, de modismos, de auto-ajuda, dentre outras, mas que leve a uma viagem repleta de magias, príncipes, reis, princesas, rainhas, árvores, bonecas, animais falantes. Enfim, aonde o pó de pirlimpimpim conduza adultos e crianças ao imaginário mais belo.
Para que um evento literário de qualidade ocorra dentro das escolas e que envolvam a comunidade escolar como um todo, requer muito planejamento a fim de selecionar as obras a serem lidas, as formas de trato das informações das leituras dos alunos, o autor a ser convidado, a qualidade e o preços dos livros expostos para venda, e muitos outros cuidados são necessários. Lembrando que não somente quando a escola quer promover um evento literário interno, mas esses cuidados também deverão permear, ainda, as visitações em eventos de literatura. Saber o quando, o onde e o como são essenciais na organização de um evento literário interno ou externo (por exemplo: as excursões).
O estudante é parte fundamental desse processo, mas cabe também ao professor instigar a leitura literária dentro e fora da escola, aproximando pais e alunos nos eventos literários. O professor que deseja que seu aluno tenha gosto pela leitura literária deve ser o primeiro exemplo. Portanto, um professor que não tem hábitos de leitura provavelmente não atingirá em seu aluno o gosto pela leitura literária, tal como esperado.
Cabe à direção escolar promover meios de participação da comunidade na biblioteca, facilitando o empréstimo de livros à comunidade e contribuindo para o contato dessa com os livros.
Outro fator importante a ser pensado é quanto ao encontro do leitor com o autor, saber quem, quando e para que convidar determinado autor em detrimento de outros. Não agir por modismos é fundamental e convidar um autor para falar de suas obras é muito necessário num evento literário. Cabe ressaltar que a escolha deve envolver os alunos, para que o debate seja mais proveitoso e as crianças possam retirar dúvidas com o próprio autor dos livros que estão lendo. O professor não deve “treinar” perguntas e respostas com seus alunos para o dia do encontro, as perguntas devem partir dos alunos sem prévio treinamento.
Enfim, esse Programa vai dar muitos direcionamentos sobre como agir para que a escola tenha um evento literário de qualidade e que, principalmente, os alunos se sintam parte integrante e essencial desse processo de leitura.(http://portaldaeducacao.wordpress.com)



Sugestões de leituras para crianças:

 Crianças Famosas
Além de criar os famosos personagens infantis - Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tantos mais -, Monteiro Lobato brigou por suas ideias e opiniões, marcando sua presença no cenário brasileiro.
Neste livro, que faz parte da coleção Crianças Famosas, os autores contam como foi a infância do escritor. 
ROSA, Nereide Schilaro. Crianças Famosas, editora Callis, 2010



Meu Nome é Picasso
Este famoso pintor espanhol revolucionou as artes plásticas no século passado. Picasso foi um gênio e teve uma vida muito intensa. Nascido numa pequena cidade da Espanha, ainda adolescente ele foi viver em Barcelona e logo depois, Paris. Na cidade luz, Picasso se tornou o célebre artista plástico do século 20. Conheça a instigante vida desse grande artista, criador de obras fundamentais das artes plásticas.
Este livro, que faz parte da coleção Meu nome é, os autores contam a história de grandes personalidades do mundo: Leonardo da Vinci, Charles Darwin, Albert Ainstein, Marco Pólo, Mozart, Van Gogh, Alexandre o Grande.
Meu nome é Picasso. Editora Publifolha, ed.1, 2007.


 Lagartixas e Dinossauros
Eram pequenas e o mundo as comportava. Mas a serpente lhes falou com voz suave, prometendo grandeza e beleza limitadas... Que se passará com as lagartixas? Que passará com os homens?
O livro é de Rubem Alves, com ilustrações de André Janni, é uma produção da Editora Loyola e possui 32 páginas de muito encantamento, ensinamento e suspense. Vale muito à pena ler!
ALVES, Rubens. Lagartixas e Dinossauros.Editora Loyola

                                                         
  Poemas para crianças
Várias gerações foram conquistadas pela poesia de Fernando Pessoa e a dos seus heterônimos, mas poucos se lembram que ele escreveu poemas para crianças. Neste livro, estão reunidos poemas que o autor fez especificamente para sua sobrinha Manuela ? ou para a boneca de Manuela, Lili ? e alguns que podem ser lidos por toda criança sensível à beleza do verso e das imagens. Com seleção e apresentação do poeta Alexei Bueno, e ilustrações de Lu Martins, a presente edição da Martins Fontes revela mais esta face de um dos mais importantes poetas em língua portuguesa.
Pessoa, Fernando. Poemas Para Crianças. Editora Martins Fontes, 2007.


Poemas Para Brincar
Este clássico da literatura infantil brasileira, que até já virou peça de teatro, é um gostoso convite para a criança mergulhar no mundo da poesia. Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Prêmio Jabuti de melhor livro infantil.
Prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil.
Poemas Para Brincar. Editora Ática, ed. 16, 2010. 












Projetos de formação de leitores
Formar leitores de literatura sempre foi um desafio, independente de qual seja o objetivo dessa formação. Houve épocas em que a literatura era privilégio de alguns grupos, que se esforçavam para que esse hábito não ultrapassasse os limites estabelecidos por eles. Com o passar do tempo, ela foi sendo difundida entre outros grupos, mas utilizada como pretexto para propagar idéias dominantes, imposições de normas sociais e modelo de uma cultura louvável que deveria ser imitada. Felizmente, nas últimas décadas, percebemos mudanças significativas na concepção de usos da literatura, que passou a ser mais buscada pelo prazer que proporciona e menos pelos ensinamentos e lições que possa transmitir. Atualmente, encontramos vários projetos que procuram, de formas diferenciadas, desenvolver nas pessoas o gosto pela leitura literária. Todos eles tem como princípio o respeito ao leitor, que agora possui o direito de escolher o quê, para quê e como ler. Entre esses projetos citamos:

“Teia de textos, Leitura para todos”, nos ônibus de BH






Um comentário:

  1. No poema Versos Íntimos de Augusto dos Anjos está
    faltando o primeiro verso:
    " Vês!Ninguém assistiu ao formidável"
    Enterro de tua última quimera.

    É um belo blog.Muito bom.Abraços poéticos.

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